domingo, junho 17, 2012


Coisinhas e atividades para São João

5
Algumas coisinhas e atividades Juninas
As festas juninas, são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas 'caipiras' ou 'saloias' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo. Embora os balões tenham sido proibidos em muitos lugares do Brasil, eles são usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se enche com milhares deles durante toda a noite.
No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
As grandes mudanças no conceito artístico contemporâneo, acarretam na "adequação e atualização" destas festas, onde rítimos e bandas não tradicionais aos tipicamente vivenciados são acrescentadas as grades e programações de festas regionais, incentivando o maior interesse de novos públicos. Essa tem sido a aposta de vários festejos para agradar a todos, não deixando de lado os costumes juninos, têm-se como exemplo as festas do interior da Bahia, como a de Santo Antônio de Jesus, que apesar da inclusão de novas programações não deixa de lado a cultura nordestina do forró, conhecido como "pé de serra" nos dias de comemoração junina.

Para enfeitar a sua festa junina
Atividades
Dobradura do balão
Quadrilha
Quebra-cabeça junino
Máscaras Juninas

5 comentários:

Del Rodrigues disse...

Oi amiga, hoje consegui visitar o seu cantinho...estava com saudades.Tanta coisa nova...está muito fofo! Parabéns!
Postei no meu blog um projeto de alfabetização e letramento com o título: Alfabetizando e letrando com a Ana Maria Machado,que está dando muito certo, se você quiser conferir...
Tenha uma semana de muita Paz e Luz!
Beijocas.
http://ler-com-prazer.blogspot.com

Vanessa disse...

Grasi, seu bloguinho está lindo, vc é muito caprichosa, parabéns! Beijinhos

Artes By Juh Severo disse...

Oi Vim conhecer seu cantinho, ameiiii parabéns !!!!
Faço parte das BU tbm......... adoraria sua visitinha
Já sou sua seguidora me siga tbm: http://saracrocheetrico.blogspot.com.br/
Bjosss

Profª Lourdes disse...

Oi Grasi! entrei para conhecer teu blog, améi! sou professora multiplicadora e BU já estou seguindo seu blog. Convido você a conhecer o meu, se gostar participe. Abraços uma linda noite.

BY BEIJÚ disse...

Oi flor, tudo bem? passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também... www.bybeiju.blogspot.com.br e bjim e até lá!

Postar um comentário