domingo, maio 27, 2012


# Projeto Meio Ambiente - 1º ano #

9
  
Projeto Meio ambiente e Consciência ecológica

  • Apresentação
  A preservação do meio ambiente vem ocupando lugar de destaque nas discussões em sala de aula e na mídia em geral. 
“Em termos de educação, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios de dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade e da solidariedade.” (Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde / temas transversais - MEC, p. 19).
Seguindo esse pensamento, as turmas de 1º ano da Escola Municipal..., vem propor com esse projeto mudanças de consciência e de valores que promovam as mudanças de atitudes necessárias em relação à preservação e conservação do meio ambiente.

  •  Objetivo Geral:
 Adotar posturas no ambiente escolar, em casa e na comunidade que levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
 
  • Objetivos Específicos:
 - Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
- Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema;
- Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;
- Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola;
- Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente;
- Adquirir hábitos de cuidado e preservação do meio onde se vive;
- Conhecer e combater o mosquito da Dengue;
- Construir um jardim suspenso;
- Conhecer os materiais que podem ser reciclados;
- Incentivar a coleta seletiva;
- produzir trabalhos de artes, utilizando as diversas linguagens artísticas.
  
  • Componentes curriculares relacionados ao projeto.
 1-     Ciência – Meio ambiente e saúde
2-     Língua Portuguesa (linguagem oral e escrita)
3-     Matemática
4-     História
5-     Geografia

  •  Conteúdos:
 Ciência – meio ambiente e saúde:
  • O que é o meio ambiente
  • Os quatro elementos da natureza
  • Água
  • Manejo e conservação ambiental (jardim)
  • Reciclagem

Língua portuguesa:
  • Poemas
  • Histórias
  • Contos
Com temas voltados ao meio ambiente.

Matemática:
  • Situações problemas
  • Noções de tempo

História:
  • Grupos sociais
  • Costumes
  • Cultura indígena
 Geografia:
  • Os papéis da comunidade
  • Escola
  • Família
  •   Etapas previstas:


  1.  Trabalhar o texto: Cuidando da Natureza

    Vamos cuidar
    Da mãe Natureza
    Preservando a vida
    Do nosso Planeta.

    Não desperdicem água
    Para não faltar
    Separe todo lixo
    Para reciclar.

    Não destruam as matas
    Árvores e flores
    Que enfeitam o mundo
    Com as suas cores.

    Não poluam o ar
    Isso não é legal
    Na certa vai causar
    O aquecimento global.

    Vamos trabalhar
    Nessa tarefa urgente
    Para preservar
    O nosso meio ambiente.

    Leila Maria Grillo

- Desenho interpretativo do texto lido e discutido. (Expor material produzido).

  1. O líquido da vida. Apresentação da música – Xuá xuá.  Turma da Mônica Composição: Marcio Araujo
Atividade proposta: recortar de revistas e jornais onde podemos encontrar a água. Cartaz coletivo.        
  1. Leitura do texto: ÁGUA CLARINHA – conversação sobre a utilidade da água: atividade individual em ofício.
  2.  História: O MUNDINHO AZUL. Construção de um livro gigante.
  3.  O ciclo da água – vídeo: A turma da Clarinha e o ciclo da água. Confecção do livro: O ciclo da água.
  4.  Cuidado com o mosquito: Dengue o que é isso? Conversação. Pode ou não pode apresentação de cartaz. Construção de uma parodia com o tema DENGUE (atividade coletiva). Elaboração de informativos sobre a DENGUE para ser entregue a comunidade.
  5.  (Dia da árvore e início da Primavera) O fantástico mundo do jardim: observação do espaço verde da escola, registros através de escrita e de desenhos. O que encontramos em um jardim? Quais os animais? Quais as plantas? Confecção dos animais de jardim com material de sucata. História: A primavera da lagarta (avental da história) Confecção de personagens da história com massinha de modelar. Propor arrumação do jardim da escola, construção de um jardim suspenso. Quais as flores que iremos plantar? Cuidados com as plantas.                                                                                            História – A margarida Friorenta, utilizar fantoche para contar a história (desenho interpretativo).                                                                                                 
  6.  Reciclagem: trabalhar o livrinho individual A MAGIA DO LIXO.  O que é reciclagem? Para que serve? A importância da reciclagem.
  7. Produto final: exposição dos materiais construídos pelos alunos no decorrer do projeto, apresentações musicais, apresentações teatrais etc.  

ATIVIDADES










Esse avental foi feito pela professora Milena - Visitem a loginha virtual dela: Cantinho Infantil

A primavera da lagarta

Ruth Rocha
_Grande comício na floresta! Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira!
 Dona formiga convocou a reunião. _Isso não pode continuar!
_Não pode não! Apoiava o camaleão.
_É um desaforo. A formiga gritava. _É um desaforo!
_É mesmo. O camaleão concordava.
A joaninha que vinha chegando naquele instante perguntava: Qual é o desaforo, hein?
_É um desaforo o que a lagarta faz!
_Come tudo o que é folha! Reclamava o Louva-a-deus.
_Não há comida que chegue!
A lagartixa não concordava: _Por isso não que as senhoras formigas também comem.
_È isso mesmo! Apoiou o camaleão que vivia mudando de opinião.
_É muito diferente, depois a lagarta é uma grande preguiçosa, vive lagarteando por aí.
_Vai ver que a lagartixa é parente da lagarta. Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.
_Parente não! Falou a lagartixa. _É só uma coincidência de nome!
_Então não se meta!
_Abaixo a lagarta! Disse o gafanhoto. _Vamos acabar com ela!
_Vamos sim! Gritou a libélula. Ela é muito feia!
O Senhor Caracol ainda quis fazer um discurso: _É, minhas senhoras e meus senhores, como é para o bem geral e para a felicidade nacional, em meu nome e em nome de todo mundo interessado, como diria o conselheiro Furtado, quero deixar consignado que está tudo errado. Mas como o caracol era muito enrolado, ninguém prestava atenção no coitado.
Já estavam todos se preparando para caçar a lagarta.
_Abaixo a feiúra! Gritava aranha como se ela fosse muito bonita.
_Morra comilona! Exclamava o Louva-a-deus como se ele não fosse comilão também.
_Vamos acabar com a preguiçosa! Berrava a cigarra esquecendo a sua fama de boa vida.
E lá se foram eles, cantando e marchando:
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
Mas, a primavera havia chegado, por toda a parte havia flores na floresta, até parecia festa. Os passarinhos cantavam e as borboletas, quantas borboletas de todas as cores, de todos os tamanhos borboletearam pela mata. E os caçadores procuravam pela lagarta:
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
_Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato.
E perguntavam para as borboletas que passavam:
_Vocês viram a lagarta que morava na amoreira? Aquela preguiçosa, comilona, horrorosa.
As borboletas riam, riam, iam passando e nem respondiam. Até que veio chegando uma linda borboleta.
_Estão procurando a lagarta da amoreira?
_Estamos sim. Aquela horrorosa, comilona.
E a borboleta bateu as asas e falou:
_Pois, sou eu.
_Não é possível! Não pode ser verdade! Você é linda!
E a borboleta sorrindo explicou:
_Toda lagarta tem seu dia de borboleta, é só esperar pela primavera.
_Não é possível, só acredito vendo!
_Venha ver! Isso acontece com todas as lagartas. Eu tenho uma irmã que está acabando de virar borboleta.
Todos correram para ver. E ficaram quietinhos espiando. E a lagarta foi se transformando, se transformando até que de dentro do casulo nasceu uma borboleta.
Os inimigos da lagarta ficaram admirados
_É um milagre!
_Bem que eu falei. Disse o camaleão que já tinha mudado de opinião.
E a borboleta falou: _É preciso ter paciência com as lagartas se quisermos conhecer as borboletas.
 
 

9 comentários:

Gi Ideia Criativa disse...

Oi florzinha!

Passando pra conferir suas novidades.
Vou fazer uma chamadinha lá no Ideia Criativa para direcionar meu público a seu espaço.
Eles vão amar conferir seu Projeto Meio Ambiente.
Beijokas

NIce disse...

aMEI O SEU PROJETO.

yanapataro@gmail.com disse...

AMIGA PARABÉNS PELA ATIVIDADE !!! SUCESSOS !!!

Maga.Mega.e.Fios ~> CrOcHê disse...

Oie td bem?? Sou Blogueiras Unidas n 1551 e vim conhecer o seu blog, adorei!! Já estou te seguindo, aproveito e te convido a vir conhecer o meu cantinho tb!! Fique com Deus

Bjss
cássia

Luck Stars - Josi disse...

Olá ....
Sou Josi e vim te visitar e seguir.Participo do site Blogueiras Unidas como você;)
Adorei seu blog e dicas.
Vem seguir também meu bloguinho
www.luckstarsblog.blogspot.com
Beijinhos

Cibeli Gulini disse...

Olá vim visitar seu blog! Achei lindo! Estou seguindo seu blog e convido você a conhecer o meu.
Ficarei feliz se quiser seguir o meu blog também!
Meu blog é esse: http://amorporamigurumis.blogspot.com.br/

Codau disse...

Olá pessoal! A Turma da Clarinha agora possui uma página no Facebook e um canal no YouTube onde vocês poderão acompanhar as novas informações e vídeos sobre educação ambiental. Curta e inscreva-se para não perder nada!

Rosani Bastian disse...

Adorei!!!!! Simplesmente inexplicável seu trabalho.!!!

Rita de Cassía disse...



Mais uma vez seu blog me ajudou bastante, sou sua fã numero 1



Veja também:

ATIVIDADE MEIO AMBIENTE 1° AO 5°ANO

Atividades meio ambiente 1° ano

Atividades meio ambiente 2° ano

Atividades meio ambiente 3° ano

Atividades meio ambiente 4° ano

Atividades meio ambiente 5° ano


DESENHOS PARA COLORIR E PINTAR

Desenhos para colorir meio ambiente

Desenhos para colorir reciclagem

Desenho para colorir sobre poluição

Postar um comentário